VERDADEIRAMENTE
PRÓSPERA"
ESCOLA
BÍBLICA DOMINICAL
IGREJA
EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ENGENHOCA
NITERÓI
- RJ
LIÇÃO
Nº 10 - DATA: 04/03/2012
TÍTULO:
“UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE PRÓSPERA”
TEXTO
ÁUREO – Gl 6.6
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE: Ef 2.11-13; Rm 11.1-5
PASTOR
GERALDO CARNEIRO FILHO
e-mail:
geluew@yahoo.com.br
blog:
http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com/
I – INTRODUÇÃO:
Deus escolheu a Igreja para ser a sua agencia e
cumprir seus propósitos no mundo atual.
II – ALGUNS OBJETIVOS DA
IGREJA:
(1) – A EVANGELIZAÇÃO DO MUNDO -
Da mesma maneira que Jesus Cristo veio para buscar e salvar o perdido, assim
também a extensão de seu corpo nesta era, a Igreja, deve compartilhar desse
interesse (Mt 18.11).
Pouco antes de sua ascensão, Jesus lançou um solene
desafio aos discípulos: que evangelizassem o mundo, fazendo discípulos
("aprendizes", "pessoas ansiosas por aprender"), em todas
as nações, batizando-os e "ensinando-os a observar todas as coisas"
que Ele lhes havia ordenado (Mt 28.19,20).
Uma das características da primitiva igreja de
Jerusalém é que ela continuou a crescer. O Senhor acrescentava diariamente, à
igreja, aqueles que iam sendo salvos (At 2.47).
Mesmo sob perseguição, a Igreja Primitiva espalhava
a mensagem do Evangelho, por onde quer que seus membros fossem dispersos (At
8.4). O livro de Atos aborda o tema do crescimento, tanto espiritual quanto
numérico, mostrando um número cada vez maior de centros estabelecidos, enquanto
os crentes, dotados do poder do Espírito, continuavam a propalar as boas novas.
A Igreja primitiva também era caracterizada pela
ênfase à Palavra falada. Paulo reconheceu que "aprouve a Deus salvar os
crentes pela loucura da pregação" (l Co 1.21). E assim, a obra da Grande
Comissão continua a ser realizada.
A experiencia pentecostal é dada aos crentes, tendo
o Evangelismo como seu principal objetivo (At 1.8).
O poder do Espírito Santo, ao descer sobre os
crentes, expressa-se não somente no falar em línguas como a evidencia física
inicial ou externa, mas em poderosos atos sobrenaturais, que confirmam o
testemunho verbal dos fiéis (Mc 16.15,16; Hb 2.4).
Os dons do Espírito, tal como a profecia, também
são meios pelos quais o Espírito Santo costuma convencer os pecadores (l Co
14.24,25).
(2) – MINISTRAR A DEUS - A
principal e mais elevada finalidade do homem consiste em glorificar a Deus e
desfrutar dEle para sempre.
Não é possível ler passagens como os capítulos 11 a
14 de l Coríntios sem reconhecer que o ministério do Espírito Santo é especialmente
significativo na adoração da Igreja.
Há, na Igreja, diversas operações do Espírito, que
tanto edificam os adoradores como enriquecem a adoração a Deus.
A adoração dos crentes é maravilhosamente abençoada
pela presença manifesta do Espírito Santo. Essas manifestações geralmente são
chamadas dons do Espírito.
No entanto, no texto original de l Coríntios 12.1,
a palavra "dom" não está presente, apenas o termo
"espirituais". Esta palavra por si mesmo inclui outras coisas
direcionadas pelo Espírito Santo e expressas através de crentes cheios do
Espírito.
Mas, nesta passagem, Paulo está claramente
limitando a palavra para significar os dons ou carisma graciosos.
A palavra grega, xarísmata, é usada
realmente em l Coríntios 12.4, 9, 28, 30-31; 14.1.
Os escritores cristãos primitivos tomavam a palavra
"espirituais" como os dons espirituais. E assim reconheciam-nos como
os dons sobrenaturais, cuja fonte imediata é o Espírito Santo.
Está implícito que Deus, através do Espírito Santo,
distribui as diversas manifestações necessarias à comunidade adoradora,
conforme preferir. Os dons são outorgados como todo.
É verdade que os indivíduos, na congregação, podem
desenvolver um ministério que exiba um ou mais dons, mas nenhum deve ser
considerado propriedade particular do crente, porquanto o Espírito dispensa
suas ministrações para benefício da igreja, "conforme Ele determinar"
(l Co 12.11; 14.12,32).
Há diversas listas de dons do Espírito Santo: l
Coríntios 12.8-10,28; Efésios 4.11; Romanos 12.6-8. Combinando-as, é possível
chegarmos a um total de entre 18 a 20 dons que incluem aqueles para o
estabelecimento e maturidade da igreja, onde todos os membros podem receber
dons e contribuir para a edificação do corpo local.
Os dons do Espírito ainda são os meios primários de
edificar a Igreja espiritual e numericamente. Nada mais pode fazê-lo. Assim, a
igreja espiritual, que adora, é um poderoso arsenal de poder que Deus emprega
em sua guerra contra as hostes das trevas.
(3) - EDIFICAR UM CORPO DE SANTOS,
NUTRINDO-OS, A FIM DE QUE SE CONFORMEM À IMAGEM DE CRISTO - O
evangelismo é a conquista de novos convertidos; a adoração é a Igreja voltada
para Deus; a nutrição é o desenvolvimento dos novos convertidos em santos
maduros.
Deus preocupa-se grandemente em que os
recém-nascidos cresçam na graça (Ef 4.11-16; l Co 12.28; 14.12).
Paulo enfatiza repetidamente o anelo de Deus pela
maturidade espiritual dos crentes (l Co 14.12; Ef 4.11-13; Cl 1.28,29).
Como pode alguém saber que está crescendo à imagem
de Cristo? Como pode uma igreja medir seu sucesso ao produzir a maturidade
cristã em seus membros?
Gálatas 5.22-26 oferece um belo conjunto de
virtudes chamado "o fruto do Espírito": amor, alegria, paz,
paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Os que
exibem tais características de caráter são declarados como quem está cumprindo
a lei ou instrução de Cristo. Precisamos tomar parte ativa nisso - 2 Pedro
1.5-11.
A tarefa da Igreja não terminará enquanto não
ajudar seus membros a crescerem espiritualmente, a fim de que os vários dons do
Espírito equilibrem-se à exibição dos vários aspectos do fruto do Espírito (l
Co 13).
III – CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
A Igreja tem uma vocação que se dirige para o alto.
Disse Paulo:
"Prossigo para o alvo, pelo premio da soberana
vocação de Deus em Cristo Jesus" (Fp 3.14).
Hebreus 3.1 lembra que somos santos irmãos,
"participantes da vocação celestial".
Efésios 1.3-4 declara:
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus
Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares
celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo,
para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade".
A Bíblia não está se referindo à predestinação, mas
dizendo que a Igreja foi escolhida como um corpo predestinado a ser santo.
Todos os que preferem crer tornam-se parte da Igreja e compartilham de seu
destino. Numa Igreja verdadeiramente próspera, a posição do crente e suas
bênçãos não são terrenas ou materiais, mas são espirituais, celestiais e
eternas.
FONTE DE CONSULTA:
Doutrinas Bíblicas – Uma Perspectiva Pentecostal –
CPAD – William W. Menzies e Stanley M. Horton
Deus continue vos abençoando - GERALDO CARNEIRO FILHO às 6:35 AM
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