quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Tudo posso naquele que me fortalece" 


TEXTO ÁUREO
"Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Fp 4.13)


VERDADE PRÁTICA
A satisfação e a suficiência do crente vêm de Cristo e independem da abundância ou escassez de bens materiais.


LEITURA BÍBLICA
Segunda - Fp 4.12
Terça - Fp 4.14
Quarta - Fp 2.30
Quinta - Fp 4.15
Sexta - Fp 4.18
Sábado - Fp 4.2


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Filipenses 4.10-19



10 - Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
11- Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
12- Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
13- Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
14- Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
15- E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;
16- Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a tessalônica.
17- Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta.
18- Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.
19- O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. 

INTRODUÇÃO
Informações Especiais
Propósito:
Agradecer aos Filipenses pela oferta que lhe haviam enviado e fortalecer sua fé mostrando que a verdadeira alegria só pode vir de Jesus Cristo.

Autor:
Paulo

Destinatários:
Aos Cristãos de Filipos e de todo o mundo.

Data:
Aproximadamente no ano 61 d.C. durante o período em que Paulo esteve preso em Roma.

Tema: 
A alegria da graça e da vivência cristã em todos os aspectos da vida e morte.

Versículo chave:
"Regozijai-vos, sempre, no Senhor, outra vez digo: regozijai-vos!".

ESBOÇO:
1. A alegria no sofrimento (1.1-30)
2. A alegria no servir (2.1-30)
3. A alegria em crer (4. 2-23)
4. A alegria em dar (4. 2-23)

A Epístola aos Filipenses é uma carta que que mais representa a alegria de Paulo. A igreja estabelecida na cidade da Macedônia havia sido grande estimulo para Paulo. Os crentes Filipenses haviam experimentado um relacionamento especial com ele. Durante sua vida  dedicada a obra de Cristo , Paulo havia enfrentado a extrema pobreza, a abundante riqueza e tudo o mais que pode acontecer entre uma e outra. Chegou a escrever esta carta tão cheia de alegria mesmo estado em um carcere. Paulo aprendeu a viver contente, pois a verdadeira alegria  estava na sua entrega total e dependência de Deus.

REFUTANDO O TRIUNFALISMO

Esse “super-crente” não aceita qualquer tipo de infortúnio, crise financeira, doenças e liderança. Ele foi chamado, segundo pensa, para ser “cabeça e não calda”. Ele “amarra e desamarra o Diabo”, “pisa na cabeça da serpente”; “determina” a cura, a aquisição da casa própria; “profetiza” restituição, bênçãos e vitórias e toma “posse” de todas as bênçãos. Muitos, em função de valorizar a forma em vez da essência, o luxo no lugar da simplicidade, tornaram-se vítimas de suas próprias concupiscências. Não há qualquer problema em o crente adquirir seu imóvel próprio, em levar uma vida saudável e desfrutar de certas comodidades materiais, mas não deve reduzir a essência da fé cristã e da pregação do evangelho às bênçãos materiais. – Revista da CPAD 2º Trimestre 2006 - Pr.Esequias Soares 

O termo “triunfalismo” diz respeito à atitude excessivamente triunfante; ao sentimento exagerado de triunfo. É a mais perigosa dentre as influências filosóficas em análise, posto que os falsos mestres a propagam encobertamente entre nós (2Pd 2.1 e At 20.30). E, como num círculo vicioso, os crentes desavisados, ávidos por ouvir palavras que agradem os seus ouvidos (2Tm 4.3), abraçam os mencionados egocentrismo e individualismo, bem como todo o tipo de influência egotista.           
Artigo publicado no jornal Mensageiro da Paz, da CPAD - Pr. Ciro Sanches Zibordi


Ser cristão não garante vitória em qualquer faceta da vida, da saúde às finanças, das ideias teológicas ao ministério. Dizem que não recebê-las de Deus é falta de fé (não sabem que “’tudo’ é vaidade”? Ec 1.2). Demonstram falta de contentamento (1Tm 6.6). Em Cristo temos vitórias espirituais: a justificação dos pecados, a santificação pessoal, a salvação eterna. Triunfamos sobre a morte espiritual sem nunca deixarmos de ser pecadores (1Jo 1.10). A jornada espiritual até a varonilidade de Cristo é fruto da ação paciente de Deus (Cl 2.8), livrando-nos do orgulho e da rebeldia que nos tentam a vida toda (Rm 8.19). - Pr Ricardo Quadros Gouveia



Nenhum comentário:

Postar um comentário